Qualificação
Secretaria de Assistência Social investe em Média Complexidade
Servidores dos Creas I e II e do Centro Pop participaram de formação continuada e momento voltado à saúde do trabalhador
A sexta-feira (26) foi voltada à valorização do trabalho desenvolvido pelos servidores da Média Complexidade, em especial dos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) e do Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro Pop). Pela manhã foi realizada capacitação sobre psicologia, e à tarde, um momento de cuidado com a saúde do trabalhador.
A formação continuada dos servidores dos Creas iniciou às 8h, tendo como tema O Papel do Psicólogo no Sistema Único da Assistência Social. Cerca de 20 profissionais trocaram experiências e refletiram sobre a prática diária, como melhorar o atendimento aos usuários e fazer com que se sintam acolhidos. "Eles precisam encontrar as respostas que procuram. O atendimento tem que fazer a diferença", lembrou a chefe do setor de Média Complexidade, Aline Crochemore.
Os dois Creas de Pelotas apresentam diferenças no perfil dos cidadãos que procuram o serviço. O Creas I lida com mais casos de violação de direitos de crianças e adolescentes. Já o Creas II com situações ligadas à saúde mental. Em ambos, os servidores destacaram a importância da parceria entre os assistentes sociais e os psicólogos, utilizando conhecimentos das duas áreas para fortalecer a rede.
Saúde do trabalhador
A partir das 14h, os funcionários dos Creas e do Centro Pop integraram a primeira edição do Cuidando do Cuidador, atividade que irá ocorrer mensalmente, como um momento de atenção para a saúde e bem-estar dos trabalhadores. A iniciativa integra um desejo maior da Secretaria de Assistência Social: melhorar as condições de atuação dos servidores para que isso se reflita também na atenção dedicada à comunidade.
Os 30 funcionários participaram de uma aula de biodança e terapia holística, ministrada pela facilitadora Celeste Mahfuz, com intuito de diminuir a tensão e o estresse do dia a dia, e estreitar os laços entre as equipes. Na oportunidade, o secretário Luiz Eduardo Longaray anunciou que cada um dos Creas receberá novos computadores, devido à grande demanda de atendimentos, e entregou um notebook para cada Centro, a fim de suprir as necessidades mais urgentes.
"Investimos também em mais técnicos e em qualificar as sedes. Queremos dar melhores condições para vocês trabalharem, e assim melhorarem a vida da população que busca o atendimento", destacou.
A reforma do Creas I está sendo finalizada, com nova pintura, piso e telhado. Logo o Creas II também terá local próprio, perto da UBS Osório, que deverá ser inaugurado em 2019. O Centro Pop vai para novo endereço e ficará mais próximo da Casa de Passagem, cujo prédio vem sendo reformado para a ampliação pelo projeto Mão de Obras Prisional, do Pacto Pelotas Pela Paz.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário